Admin Admin

Número de Mensagens: 686 Idade: 40 Data de inscrição: 13/06/2008
 | Assunto: Fisco vai atrás de casas de divorciados Qua Jul 22, 2009 3:34 am | |
| Casais desfeitos têm de comunicar às Finanças quem fica com o quê.
"O Fisco quer que os contribuintes divorciados comuniquem às Finanças quem é que ficou com os bens imóveis depois do divórcio, para que sejam reavaliados de acordo com as regras do Código do Imposto Municipal de Imóveis (IMI), avança o «Correio da Manhã».
A regra resulta de uma circular assinada pelo director-geral dos Impostos, Azevedo Pereira, em 19 de Junho, que considera que a aquisição de bens imóveis resultante da dissolução do casamento «constitui juridicamente uma aquisição simultaneamente gratuita e onerosa, sendo onerosa na parte que exceda o valor da quota-parte que ao adquirente pertencer».
Ou seja, quem ficar com a casa, deve comunicá-lo imediatamente ao Fisco, para que o imóvel seja reavaliado e cobrado o respectivo IMI. O dono da casa terá ainda de pagar o imposto de selo sobre o valor da sua parte reavaliada, uma vez que se registou uma transmissão de propriedade."
Fonte: www.agenciafinanceira.pt _________________ Admin
|
|
Carmalice
 Número de Mensagens: 65 Idade: 46 Data de inscrição: 27/04/2009
 | Assunto: Re: Fisco vai atrás de casas de divorciados Sab Ago 08, 2009 10:23 am | |
| mas que leis isto é só para complicar, já não basta a quebra do orçamento em todo o processo do divorcio e pós, mais um gasto para ajudar
obrigado pelo esclarecimento estou nessa situação não sei se haverá alguma diferença no meu caso passam a ser 3 pessoas responsaveis no imóvel a parte dele passou p os dois filhos vou informar-me |
|